Proposta da vida

A proposta essencial da vida é a conquista do Deus interno que jaz no íntimo do ser, aguardando.

Desde priscas eras, face às revelações espirituais, o ser humano tomou conhecimento da sua realidade transpessoal. Percebeu que a existência é um breve jornadear entre o berço e o túmulo, originando-se na esfera imortal para retornar com as aquisições acumuladas.

O predomínio, no entanto, da sua natureza animal sobre a essência espiritual, manteve-o atado às paixões primevas características do processo evolutivo. Reencarnando-se sucessivamente na esteira do tempo, vem transferindo de uma para outra etapa as realizações enobrecidas, enquanto se permite as extravagancias da prepotência, do orgulho e do egoísmo.
Esquecendo-se da transitoriedade do vasilhame carnal, tem adiado o momento decisivo para a sua integração no objetivo primordial da existência, que é o autodescobrimento e, consequentemente, a perfeita identificação com o bem.

Mesmo na atualidade, embora as nobres conquistas da ciência e da tecnologia, com exceções compreensíveis, detém-se na ilusão dos prazeres, desperdiçando as valiosas contribuições do conhecimento da verdade.

Não têm faltado as informações hábeis para bem identificar que a felicidade independe da aparência, das quinquilharias que armazena, do poder temporal que logo passa. Dominado pelos tormentos íntimos de que se poderia libertar, caso optasse pela íntima transformação moral para melhor, adia o momento da conquista do reino dos Céus que se pode considerar como sendo a harmonia interior, responsável pelo bem-estar e a real tranquilidade do coração.

Como consequência, vem acumulando mazelas que se lhe tornam fardo insuportável de ser conduzido. Pensadores enobrecidos pelas ideias do amor, da ética, da paz, têm proclamado a necessidade de mudança de comportamento, para que a existência tenha sentido psicológico, sem a necessidade do sofrimento.

Pairando, soberano, sobre todos, Jesus conviveu com a humanidade, doando-se em holocausto de amor, a fim de que a dor desaparecesse da Terra, cedendo lugar à alegria e à solidariedade.
Para um pouco na corrida desenfreada do prazer e pensa no teu amanhã.

Por mais demorada pareça a jornada física, ela transcorre com celeridade, depois que passa… Mesmo tentando-se ignorar o fenômeno biológico da morte, ele  acerca-se, e quase de surpresa, convoca o deambulante carnal ao retorno, à Consciência Cósmica.
 
Vive, desde modo, de tal forma, que possas olhar sempre para trás sem constrangimentos, sem vergonha dos atos ignóbeis praticados.
O bem que possas e deves realizar, faze-o quanto antes. Nunca te arrependerás pela mão estendida em auxílio ao irmão caído na estrada.
À medida que as sensações transformam-se em emoções, os sentimentos enobrecidos assomam e passam a predominar, proporcionando paz interior e saúde integral.
Os equipamentos físicos que te constituem a organização fisiológica através da qual evoluis em espírito é resultado das tuas construções morais e mentais, no que resulta cada qual ser o construtor do próprio destino.

Não revides, então, mal por mal, intoxicando a maquinária de que te serves, com os perigosos venenos interiores. Sê tu aquele que perdoa, que ajuda, que compreende.
Não faltam no mundo o cinismo e a provocação, a zombaria e as perseguições gratuitas, em razão do estágio moral do planeta que é inferior, porque os seus habitantes, por enquanto, ainda são atrasados.

Ascende moralmente a patamares espirituais mais elevados e estarás contribuindo de maneira segura em favor da sociedade melhor e mais feliz. 
Mesmo que te sintas sitiado pelas aflições internas, resultado dos fatores infelizes da conduta passada, não desistas da luta, buscando o concurso da oração, que te vinculará ao Divino Pensamento que te renovará, contribuindo com as forças necessárias à superação da circunstância. Em qualquer situação busca Jesus, fala-Lhe com a linguagem do coração e Ele, que a todos nos ama, virá em teu socorro, contribuindo para a tua iluminação.

Joanna de Ângelis
 
(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica do Centro Espírita Caminho da Redenção, na noite de 11 de fevereiro de 2015, em Salvador, Bahia.)