Nova Era

Nova Era

Energia

Nos dias atuais, muito se tem falado sobre energia e vários tratamentos alternativos que visam a melhora do homem como um todo…

Leia mais

Nos dias atuais, muito se tem falado sobre energia e vários tratamentos alternativos que visam a melhora do homem como um todo. A palavra energia nos sugere num primeiro momento, movimento, força, alegria, vida… Porém, devemos salientar que a energia compõe não só as existências animadas como inanimadas também, pois até uma pequena pedrinha possui energia.

No universo nada é fixo, estamos sempre trocando energias, numa relação dinâmica e segundo uma lei da Física, a energia nunca se perde, ela se transforma. Conclui-se então, que as energias agem por fluxo e refluxo assim, há períodos em que estamos absorvendo e outros irradiando, emanando, portanto é muito importante buscarmos o equilíbrio entre esse movimento, pois qualquer ausência ou sobrecarga energética poderá provocar disfunções que se manifestarão em nosso corpo físico.

Na natureza encontramos fontes naturais de energia: o aroma das plantas e flores, o ar que respiramos, a água, a vibração do som, a luz do sol que preenche nossa vida de cores.

No Reencontro trabalhamos diretamente com algumas dessas fontes energéticas, utilizando em nossos trabalhos a vibração da música, os cristais, a água, o aroma, a cromoterapia e a fluidoterapia cuja combinação forma nosso passe.

Aura

É como uma luz interior que vibra e se expande através dos corpos energéticos, interpenetrando o corpo físico…

Leia mais

É como uma luz interior que vibra e se expande através dos corpos energéticos, interpenetrando o corpo físico. Uma de suas funções é a absorção da energia da luz da atmosfera e sua decomposição nas energias de suas cores constituintes.

Para alguns sensitivos clarividentes, as cores da aura indicam o estado de como a pessoa se encontra. Quando estamos deprimidos, essas cores ficam apagadas, acinzentadas. Quando estamos alegres, vivendo uma fase de bem estar, nossa aura emite grande luminosidade e cores mais definidas.

Possuímos todas as cores em nossa aura mas, dependendo de nosso momento de vida, algumas se apresentam mais predominantes.

Chacras

São centros de forças que se localizam em diferentes partes do corpo etérico, têm a forma de um pires, são côncavos…

Leia mais

São centros de forças que se localizam em diferentes partes do corpo etérico, têm a forma de um pires, são côncavos e têm movimento giratório que quando funcionam harmonicamente, acompanham o sentido horário. Um chacra desarmônico pode girar no sentido anti-horário ou até mesmo apresentar-se fechado.

A energia gira nos chacras formando ondulações, do centro dos chacras saem raios de luz formando pétalas.

Os chacras agem como canais receptores e distribuidores de energias, captando essas energias do universo e do próprio meio ambiente, o que muitas vezes acarreta no acúmulo de energias densas, dependendo do estado vibracional em que a pessoa se encontra. Daí a importância de estarmos renovando e equilibrando nossas energias e sobretudo o nosso padrão mental.

Algumas literaturas citam a existência aproximada de 10 milhões de chacras, como se cada poro de nosso corpo fosse um chacra mas, para efeito de tratamentos energéticos, são trabalhados os 7 chacras principais e mais conhecidos, assim como sua área do corpo físico correspondente.

Vejamos a seguir os 7 chacras que trabalhamos no Reencontro, suas correlações e localização:

Chacra Coronário
Vem da palavra Coroa, ou seja o alto da cabeça. Está relacionado ao cérebro e a energia absorvida por esse chacra é expandida para a coluna vertebral atingindo todo o sistema nervoso central e o sistema de comando das atividades cerebrais e nervosas. A Glândula correspondente é a pineal.

Chacra Frontal
Está localizado na região frontal (entre os supercílios). É responsável por todas as funções da mente humana, inclusive a clarividência. Está relacionado aos olhos, nariz e ouvidos. A Glândula correspondente é a hipófise (ou pituitária).

Chacra Laríngeo
Está localizado na laringe, é responsável pela emisssão dos sons, comunicação e também pelos desdobramentos, viagens astrais e transformações espirituais. Está relacionado a garganta, traquéia. A Glândula correspondente é a tiróide/paratiróide.

Chacra Cardíaco
Localiza-se na altura do coração, no centro do peito e é responsável pelas funções respiratórias e circulatórias, pulmões e coração. A Glândula correspondente é o timo.

Chacra Gástrico
Localiza-se na região correspondente ao estômago, acima do umbigo. É responsável pelas funções gastro digestivas e cavidade abdominal: estômago, fígado, baço, vesícula biliar, intestinos. A Glândula correspondente é o pâncreas.

Chacra Genésico
Localiza-se nos órgãos reprodutores (masculino e feminino) e é responsável pela reprodução. As glândulas correspondentes são as gônadas.

Chacra Básico
Localiza-se na base da espinha, na região do cóccix e é responsável pelas funções excretoras, ossos, construção celular e temperatura do corpo. As Glândulas correspondentes são as supra-renais.

Cromoterapia

As cores estão presentes em várias situações da nossa vida: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos…

Leia mais

O que é a Cromoterapia?

As cores estão presentes em várias situações da nossa vida: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos, no ambiente familiar e no trabalho. Na natureza, elas atingem o seu maior destaque, com o brilho da primavera. A presença das cores é sinal de alegria, descontração, saúde fisica e emocional.
O uso das cores para o tratamento fisico é conhecido como cromoterapia. Ela se baseia nas propriedades terapêuticas das cores. Inicialmente, a vibração das cores age nos campos de forças denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético. Em seguida, seu efeito atinge o fisico, favorecendo o restabelecimento do órgão afetado por alguma doença.
A cor relacionada ao chakra é a cor predominante, ou seja, a cor que ele mais absorve. Cada chakra pode absorver qualquer cor, dependendo do estado emocional do indivíduo ou da necessidade dos órgãos relacionados a ele.
No presente estudo, abordaremos tão somente algumas características das sete cores do arco-íris. Todavia, há muito mais a se conhecer, e aqueles que se interessarem podem contar com uma extensa literatura a respeito. 



Vermelho

Propriedades Terapêuticas: É um vitalizador em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o figado. Não é recomendado usar o vermelho nos casos de: febre, taquicardia e pressão alta.
Aspectos Metafísicos: O vermelho possui uma onda da frequência vibracional que mais se aproxima da matéria e é considerada a cor relacionada ao mundo fisico. É uma cor capaz de trazer e manter a pessoa em contato com a realidade fisica, “com os pés no chão”, fazendo-a sentir-se centrada no “aqui agora” e com total domínio das situações.
Induz a pessoa à ação, para realizar e concretizar projetos, dominando e manipulando as situações que envolvem o mundo físico. É a cor que faz emergir em nós força, garra e coragem, dando condições de desempenharmos as funções que fazem parte do cotidiano da vida.



Laranja

Propriedades Terapêuticas: É um desobstruidor em potencial, usado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula. Também recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução dos vasos sanguíneos e nas taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Pode ser utilizado como substituto do vermelho quando este não puder ser empregado .
Aspectos Metafísicos: Geralmente utilizada com a luz amarela, tem a função de estimular o campo mental no sentido de criar alegria, otimismo e bem estar, ao contrário do amarelo, o laranja não expande o campo mental, mas apenas cria um estado de euforia, bem estar e alegria, por isso deve ser sempre aplicado em conjunto com o amarelo. 



Amarelo

Aspectos Metafísicos: Essa cor é associada à mente, ou seja, à potência intelectual do indivíduo. O raio amarelo estimula o intelecto e é considerada a cor da inteligência e sabedoria. Tem propriedade de aumentar a capacidade psíquica, permitindo uma boa condição de raciocínio. O amarelo é a cor da lógica e da razão, fazendo racionalizar as circunstâncias. O amarelo desperta a capacidade de concentração, que é de vital importância para desempenharmos funções que exijam criatividade e vivacidade psíquica. O uso do amarelo é recomendado quando precisamos da nossa força mental. Não é uma cor que permita um envolvimento maior com as pessoas e nem dá ajuda para expressarmos melhor nossos sentimentos, pois o amarelo é razão e não emoção.

Verde

Propriedades Terapêuticas: Possui efeito equilibrador em todo organismo, por isso pode ser associado a qualquer outra cor para aumentar os beneficios da cromoterapia. Assim, além do efeito terapêutico das demais cores nos órgãos afetados pela doença, a presença do verde favorece a breve recuperação.
Aspectos Metafísicos: É a cor do equilíbrio.Não leva aos extremos e possibilita um estado neutro, que facilita a assimilação e permite uma boa condição para um julgamento claro. A sensação que o verde transmite possibilita-nos fazer ótimas ponderações. Quando a mente se torna muito ativa e excitada, o verde possibilita que ela retome ao equilíbrio, causando a serenidade psíquica. Pode até remover os medos causados pela fantasia mental.



Azul

Propriedades Terapêuticas: É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e pressão alta e favorece a coagulação sanguínea. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo.
Aspectos Metafísicos: Nessa cor não há razão, apenas emoção e sentimento nascendo, rompendo o vazio da vida e da escuridão dos pensamentos negativos. O azul produz uma sensação de calma que relaxa o corpo e a mente, desperta a nossa essência, criando paz interior e permitindo- nos tomar contato com o mais profundo do nosso íntimo.
O azul ajuda-nos com a verbalização, facilitando toda a exteriorização que materializa o que está dentro de nós e que apenas nós conhecemos e sabemos. Permite a troca. Essa cor desperta a fé em nós. Não a fé religiosa, mas a fé em nós mesmos. 



Índigo

Propriedades Terapêuticas: Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto, indicado nos processos inflamatórios. Energiza a área visual e auditiva. É recomendado em quaisquer problemas dos olhos e dos ouvidos.
Aspectos Metafísicos: O índigo é a cor que desperta em nós uma consciência ampla e ultrapassa os limites da mente, permitindo uma compreensão maior das situações da vida. Quando somos afetados por essa cor, saímos da razão e penetramos na emoção e sentimento, função característica do azul. Porém, a pequena dosagem de vermelho contida no índigo não permite que nos percamos nas profundezas do ser.
É uma cor capaz de elevar a consciência a tal ponto que não somos afetados pelas sensações do corpo, incluindo a dor. A compreensão do momento não se limita apenas a uma visão consciente da vida, mas transcende a mente, dando uma consciência maior sobre os fatos. O raio índigo proporciona um estado de profundo relaxamento do corpo e da mente, sem perda da consciência (bom para projeção astral). No campo mental, o índigo é benéfico para trabalharmos os processos de culpa.



Violeta

Propriedades Terapêuticas: Como estimulante imunológico, seu uso é apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do Sistema Nervoso Central. É conveniente nos casos de derrame cerebral, mal de Parkson e outras complicações neurológicas.
Aspectos Metafísicos: O violeta sugere elevação em todos os sentidos. É a cor que está diretamente relacionada ao poder sobre nós próprios, sobre os outros e sobre o meio. No campo energético, a cor violeta tem a função de transmutar as energias nocivas a nossa volta e no ambiente. Pois, dada a elevação desse raio, ele é capaz de transformar as energias negativas em positivas.
Quando vamos fazer uma meditação ou oração, com a finalidade de nos elevarmos espiritualmente, o violeta é a cor mais indicada, pois ela facilita nossa ligação com o cosmo.



Observação


Os modos de utilização das cores não são um padrão único, variando de pessoa a pessoa, conforme sua característica individual.


Baseado: Cromoterapia – A Cor e Você/Valcapelli – Ed. Roka (www.valcapelli.com.br)

Cristalterapia

Desde os tempos remotos as pedras têm exercido uma profunda influência nos homens e têm sido utilizadas…

Leia mais

Desde os tempos remotos as pedras têm exercido uma profunda influência nos homens e têm sido utilizadas na procura do equilíbrio físico e a saúde geral do corpo. Hoje, psicólogos e terapeutas utilizam as pedras como auxiliares no tratamento de diversas doenças. A Cristalterapia ou Gemoterapia tem demonstrado as qualidades extraordinárias dos cristais e pedras.

As pedras são fontes energéticas que irradiam em várias frequências. Sendo assim, podemos fazer uso das pedras no tratamento de cromoterapia, pois elas têm efeitos terapêuticos semelhantes aos das cores. A forma mais simples de encontrarmos a pedra que vamos usar no tratamento é nos basearmos nas suas cores.

A gemoterapia estuda as pedras e suas funções. Uma vez encontrada a pedra para o tratamento, podemos usá-la da seguinte forma: coloca-se a pedra em contato com a pele da pessoa, no local da doença, ou recomenda-se que ela use a pedra em ornamentos tais como pulseira, colar ou anel.

No Reencontro, utilizam-se cristais para “potencializar” as bioenergias doadas pelos médiuns, aliadas às energias provenientes do plano espiritual superior, funcionando estes como catalizadores e dinamizadores das energias a serem doadas para os assistidos. Exemplificando (exemplo meramente ilustrativo): se as energias saem de forma mais ou menos difusa da aura do médium, com a utilização do cristal, esta se concentra nele e há uma conjugação entre o fluido vital humano e os fluidos espirituais, aliados às propriedades terapêuticas dos cristais, transformando o fluxo dessas energias em algo semelhante a um feixe de “laser”.

Tal energia então, direcionada ao assistido, atua em seu campo energético, revitalizando-o, e este, por sua vez, atua sobre o próprio corpo fisico, auxiliando dessa forma nos processo de cura.

Vale dizer, todavia, que tais procedimentos são sempre auxiliares, facilitadores, e nenhum deles dispensa os devidos cuidados médicos, além de não dispensarem também a urgente necessidade de transformação interior do indivíduo, único meio de se alcançar a efetiva cura para nossas vidas.

Como purificar e utilizar uma pedra
A pedra deve ser aplicada sobre os pontos de energia do corpo, chamados de “Chakra” ou sobre qualquer região que apresente dor ou mal estar.
Previamente a pedra deve ser lavada com água pura, para purificá-la e livrá-la de influências negativas. As pedras podem nos proteger contra vibrações negativas ou encaminhar-nos na solução de um problema.
Para isso você deve:
– Desenvolver a sensibilidade;
– Manter a pedra em contato com seu corpo;
– Mentalizar pensamentos positivos.

Ágata
Esta pedra fortalece o coração, dá coragem e é um antídoto contra venenos. Diz-se que a Ágata abaixa as febres e tem até mesmo as propriedades das águas refrescantes. Aguça a visão, ilumina a mente, concede eloquência, auxilia na descoberta de tesouros e atrai heranças. A Ágata Musgosa aumenta a vitalidade. Amuletos são úteis contra picadas de cobra, paralisia e enfermidades mentais. Esta pedra também fortalece o poder do sol em seus usuários, aperfeiçoando seu ego. E sua auto-estima, assim como o desejo sexual.

Ametista
É o símbolo do terceiro olho que tudo o vê. Fornece cura para a tristeza, mágoas e depressão. Possui efeitos tranquilizador e deve ser aplicada enquanto a mente se encontra em estado extenuados, hipertensos ou oprimidos. Também é a pedra da realização das metas pessoais, da conquista do poder de influenciar os outros e da força dos guerreiros. Atua contra a embriaguez e a insônia.

Azurita
Sua radiante tonalidade azul escura tem a capacidade de deslocar pensamentos subconscientes para o consciente , purifica a mente e a alma. Motiva o raciocínio mais elevado enobrecendo o espírito. Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo em que haja bloqueio ou congestionamento físico.

Calcita
Favorece a amplitude de alcance do nosso poder mental e projeta a alma no espaço. Corporalmente é a pedra do sistema linfático e ajuda nas funções renais.

Cornalina
Boa para pessoas distraídas ou desconcentradas. Ajuda a fixar a mente no momento presente. Útil em casos de impotência ou fraqueza sexual. Deve ser utilizada pelos tímidos ou faltos de coragem, para declarações amorosas e pedidos em geral. Fortalece a voz e aumenta a autoconfiança.

Crisoprásio
Estimula a sexualidade e portanto a procriação. É a pedra dos órgãos sexuais e a cura das doenças venéreas. Também da sexualidade e de falta de apetite pelo sexo oposto. Boa para problemas de visão e miopia.

Cristal de Quartzo
A pura luz branca emitida através dele, por conter todas as cores possui qualidades regeneradoras e energizantes. É fonte de forças cósmicas, ideal para sessões de cura. Possui uma aura radiante, muito forte, indicada para harmonizar o ambiente. É o cristal da sabedoria, do misticismo e da clarividência.

Hematita
Revigorador do sangue. Favorece a autoconfiança, estimula atitudes para o trabalho e negócios.

Jade
Esta pedra estimula a concentração e o desenvolvimento das potencialidades psíquicas. Ajuda a conseguir um alto grau de misticismo e a desvendar aspectos escuros da personalidade.

Jaspe
Propriedades mágicas poderosas e curativas sempre foram atribuídas a ele em todas as épocas. Utilizado no umbigo contra dores de estômago.

Sodalita
Fortalece a comunicação e expressão criativa. Ajuda a ser mais objetivo e menos critico sobre os modos de lidar com a existência. Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Estimula a coragem persistência.

Turmalina Negra
Não absorve energia negativa, mais a repele. Por esta razão sugerem-se que as pessoas sempre tragam consigo uma Turmalina negra por proteção contra energias negativas.

IMPORTANTE
Para evitar que seu cristal absorva energia de outras pessoas, nos primeiros dias, deixe que todas as pessoas que o admiram, tocá-lo. Após este período, coloque-o em uma vasilha com sal marinho e não permita que ninguém mais o toque, pois ele estará captando e irradiando a sua energia. Se alguém tocá-lo, mesmo sem querer, coloque-o no sal por uma noite e no dia seguinte reative-o, mentalizando energia que será armazenada nele. Faça o exercício de mentalização sempre num ambiente calmo, com música leve de fundo, “jogando” para o cristal tudo aquilo que deseja obter.

Trate seu cristal com carinho, como se fosse um amigo querido. Guarde-o em uma pequena bolsa feita de material natural; linho, algodão, seda e etc… Quando ele for usado no objetivo de curas, o cristal deve ser lavado com sal marinho. Quando ele estiver muito sujo e pegajoso, lave-o na água e sabão, faça a mentalização para reativá-lo.

SAIBA QUE SEU CRISTAL É UM SER VIVO. TRATE-O COM CARINHO E AMOR E VOCÊ SERÁ RECOMPENSADO POR TODO O PERCURSO DE SUA VIDA FÍSICA COM IRRADIAÇÕES DE PAZ E PUREZA UNIVERSAL.

Musicoterapia

De acordo com escrituras e mitologias de todos os povos a música, assim como as demais expressões da arte…

Leia mais

De acordo com escrituras e mitologias de todos os povos a música, assim como as demais expressões da arte, foram trazidas aos homens pelos deuses. Na remota antiguidade, a música era empregada com a sagrada finalidade de reverenciar o Ser Supremo. Sua finalidade era a de expressar as cosmogonias, elevar a alma humana às alturas das esferas espirituais. Todas as expressões artísticas desenvolveram-se à luz dos ritos iniciáticos, com a finalidade de expandir a consciência dos iniciados durante as cerimônias sagradas, abrindo-lhes a captação psíquica para experiências transcendentes.

Atualmente a ciência, sobretudo no campo da medicina e da psicologia, vem redescobrindo verdades e conhecimentos que os antigos sábios detinham sobre o poder oculto da música. Hoje sabemos que basta estarmos no campo audível da música para que sua influência atue constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea, na digestão e no ritmo da respiração, exercendo alterações sobre os processos puramente intelectuais e mentais.

Os diferentes tipos de música levam-nos a manifestar comportamentos mental-emocionais específicos. Em certas circunstâncias, somos induzidos a alterar procedimentos em função dos diferentes estados de consciências que a música, involuntariamente, pode nos levar a alcançar. Assim, sob sua influência, podemos tomar a decisão impulsiva e decisiva para iniciar ou terminar um determinado relacionamento amoroso, ou ainda, quem sabe, aumentar ou diminuir a velocidade de nosso carro num lugar inapropriado.

Em contatos com Allan Kardec, nas reuniões da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o espírito músico e compositor clássico Gioachino Rossini, por solicitação do codificador, falou sobre alguns aspectos espirituais da música e sua influência no comportamento espiritual do homem.

Começa redefinindo o conceito de harmonia, comparando-a com a luz. Assim ele se expressa: “Fora do mundo material, isto é, fora das causas tangíveis, a luz e a harmonia são de essência divina. A posse de uma e outra está na razão dos esforços empregados para adquiri-las, elas que são duas sublimes alegrias da alma, filhas de Deus e, portanto, irmãs”, querendo dizer com isso que um refinado executante ou ouvinte de música, do ponto de vista espiritual, é alguém que conquistou algo de luz e harmonia em si mesmo.

Para ele, ambas são uma espécie de sentidos íntimos da alma, estados transcendentes do ser. Explica que a alma é apta a perceber a harmonia, mesmo sem o auxílio de qualquer instrumentação, como é apta a perceber a luz sem o concurso das combinações materiais. “Quanto mais desenvolvidos são esses sentidos íntimos da alma, melhor ela percebe a luz e a própria harmonia”, ensina.

Explica que nos graus inferiores, essas harmonias são elementares e grosseiras. Nos graus superiores, levam ao êxtase. Revela que “quando é dado ao espírito inferior deleitar-se com os encantos das harmonias superiores, o êxtase o arrebata e a prece lhe penetra o íntimo”. Informa que a música é um tipo de “encantamento que o transporta às elevadas esferas do mundo moral”. Imerso nas vibrações de uma música superior, o espírito então “entra a viver uma vida superior a sua e assim deseja continuar a viver para sempre”. Contudo, cessada a harmonia que o penetra, “ele desperta para a realidade da sua situação e, dos lamentos que lhe escapam por haver descido, nasce-lhe o desejo de adquirir forças para de novo elevar-se – e aí tem ele um grande motivo de emulação ” .
“A música pode provocar sentimentos diferentes em cada pessoa porque as mesmas causas geram efeitos contrários. Em fisica isto não existe, mas em metafisica existe. Existe, porque o sentimento é propriedade da alma e as almas diferem de sensibilidade entre si, de impressionabilidade, de liberdade. Evidentemente, o homem que goza as delícias da harmonia é muito mais elevado, mais depurado, do que aquele em quem ela não logra penetrar. Sua alma, mais apta a sentir, desprende-se mais facilmente e a harmonia lhe auxilia o desprendimento, transporta-a e lhe permite ver melhor o mundo moral. Deve-se concluir daí que a música é essencialmente moralizadora, uma vez que traz a harmonia às almas e que a harmonia as eleva e engrandece”.

O grande músico traz a Allan Kardec um interessante conceito sobre o poder espiritualizador da música: “A harmonia (expressa pela música) coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa”. Isto significa que a harmonia, expressa pela boa música, acelera nossas vibrações, permitindo-nos sentimentos de acesso espiritual a dimensões que não conseguimos alcançar comumente.

Podemos refletir aqui o poder e a responsabilidade que possui um artista espiritualizado e consciente, pois que lhe é dado arrebatar, pela emoção superior, as almas dos homens às alturas das esferas transcendentes, assim como ele próprio pela mesma música é arrebatado.

“A alma virtuosa, que nutre a paixão do bem, do belo, do grandioso e que adquiriu harmonia, produzirá obras-primas capazes de penetrar as mais endurecidas almas e de comovê-las. Se o compositor é terra-a-terra, como poderá exprimir a virtude de que desdenha, o belo que ignora e o grandioso que não compreende? Suas composições refletirão seus gostos sensuais, sua leviandade, sua negligência. Serão, ora licenciosas, ora obscenas, ora cômicas, ora burlescas, comunicando aos ouvintes os sentimentos que exprimem e os perverterão, em vez de melhorá-los”.

Essa dissertação nos faz meditar que é melhor termos mais cuidado com o nosso cardápio musical, muitas vezes digerido, involuntariamente, por coação dos meios de comunicação alienadores. É bom perguntar: em que tipo de música andamos refletindo os nossos gostos íntimos?